domingo, 12 de abril de 2015

Revolta da Vacina


Vacinação Obrigatória

A reação do povo contradizia com os métodos do médico Oswaldo Cruz em aplicar a vacinação obrigatória.
Em novembro de 1904, o médico sanitarista Oswaldo Cruz resolveu adotar uma solução para erradicar as doenças causadas pela situação precária e a falta de um sistema de saneamento básico eficiente na cidade do Rio de Janeiro.
Oswaldo Cruz iniciou uma campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, uma das principais epidemias que estavam ocorrendo. Mas grande parte da população se opôs a isso porque diziam não acreditar nos efeitos positivos que a vacina causava no organismo humano.
Muitas pessoas se negaram a receber a visita dos agentes públicos, que deveriam aplicar a vacina, e outras agiram até com violência. As pessoas depredaram lojas e prédios públicos, retiraram trilhos e viraram bondes, o que resultou em uma grande balbúrdia pelas ruas da cidade.
Outra atitude que começou a ser tomada pela prefeitura do Rio de Janeiro desagradou o povo, principalmente a população mais humilde. O alcaide Pereira Passos promoveu uma reforma urbana na cidade, desalojando as pessoas sem muitas condições financeiras do centro para a derrubada de cortiços e outras habitações mais simples, visando modernizar o Rio de Janeiro e diminuir a epidemia, já que eram moradias precárias. Essa situação agravou o clima de descontentamento da população.
Sem ter onde morar, grande parte da população locomoveu-se até os morros construindo moradias lá, o que contribuiu para o início do processo de favelização no Brasil.
Reportagem com base em pesquisas nos sites:

Entrevista
O marceneiro Casemiro Pereira Alves conta a opinião dele em relação aos acontecimentos atuais na cidade do Rio de Janeiro.
Diário do Rio de Janeiro: O que vosmecê pensa da situação que está ocorrendo entre a população e a prefeitura/ o médico sanitarista Oswaldo Cruz?
Seu Casemiro: Em minha opinião, penso que está havendo um abuso de autoridade porque como é que agentes públicos passam em todas as casas sem mandado para entrar, querendo aplicar-te um líquido que sabe-se lá o que é?
Diário do Rio de Janeiro: Segundo o médico Oswaldo Cruz, esse líquido é denominado vacina, que é uma forma de prevenir-te das enfermidades, causando efeitos positivos. Não concordaste com o que ele diz?
Seu Casemiro: Como hei de saber se o Dr. Cruz está falando a verdade? Aliás, ouvi que muitos desses agentes públicos que são enviados para vossa casa invadem-na e aplicam essa tal de vacina de forma forçada, contra a vontade do morador. Doravante, não concordo com essa solução adotada pelo alcaide Pereira Passos.
Diário do Rio de Janeiro: Entrevistamos alguns integrantes da prefeitura e o que nos disseram foi que os moradores se recusam a receber a vacina e alguns até agem com violência. Vosmecê pensa que existe violência por parte de ambos os lados em alguns casos?
Seu Casemiro: Certamente que sim. Essa campanha de vacinação obrigatória é um tanto injusta, um despautério, já que nós, a população, não temos como saber se o que querem injetar em nós é benéfico ou não.
Diário do Rio de Janeiro: Sobre a reforma urbana que vem sendo promovida por Pereira Passos, o que achas sobre isso?
Seu Casemiro: Quiçá esse foi outro fator que acirrou as desavenças entre as pessoas e a prefeitura. Eles não deveriam fazer o que estão fazendo: derrubando cortiços e outras habitações para modernizar o Rio de Janeiro e diminuir a epidemia de doenças, como a varíola. Há muita gente residindo nesses lugares que serão ou já foram desabrigados e terão que, obrigatoriamente, procurar outro lugar para morar. Muitos estão mudando-se para a periferia. Está uma verdadeira balbúrdia nas ruas da cidade do Rio de Janeiro!
Diário do Rio de Janeiro: Muito obrigado pela entrevista, Seu Casemiro.
Giovanna Tresso Custódio, 9º ano A – Número 14

Enquanto isso no mundo...






Estados Unidos - A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1904 foi à trigésima eleição presidencial do país. Realizada em 08 de novembro de 1904, resultou na eleição um mandato completo para o presidente Theodore Roosevelt. Roosevelt que conseguiu a presidência após o assassinato de William McKinley.








França - O Tour de France 1904 foi a segunda edição da prova ciclística Volta da França, realizada entre os dias  2 de julho e  23 de julho de 1904. Participaram desta competição 88 ciclistas. O vencedor Henri Cornet, ciclista da França, fez o percurso com uma velocidade média de 25,265 km/h.


Portugal - O Clube Desportivo do Candal foi considerado um dos melhores clubes desportivo português, localizado no lugar de Candal, freguesia de Santa Marinha, cidade de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. O clube foi fundado em  6 de Junho de 1904 e o seu presidente chamava Vasco Oliveira.






Suíça - O Campeonato Europeu de Patinação Artística no Gelo de 1904 foi a décima edição do Campeonato Europeu de Patinação Artística no Gelo, um evento anual de patinação artística no gelo organizado pela União Internacional de Patinação onde os patinadores artísticos competiram pelo título de campeão europeu. A competição foi disputada entre os dias 16 de janeiro e 17 de janeiro, na cidade de Davos. O maior vitorioso na história foi o sueco Ulrich Salchow, na foto ao lado, dez vezes campeão mundial individual entre os anos de 1901 a 1905 e 1907 e 1911.





Túnel do tempo: de volta ao presente

Em 1904 ocorreu à revolta da vacina, nos dias atuais, está disponível a vacina da gripe e a luta contra a dengue.

O vídeo mostra o mosquito em ação, Aedes aegypti. É um mosquito caseiro que prefere ficar em áreas fechadas e atacar na região das pernas, embaixo das mesas, próximo ao chão.
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. 

O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça. 
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Fontes:

VACINA DA GRIPE NOS DIAS ATUAIS

A vacina da gripe é a melhor maneira de evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos, é necessário receber uma nova dose, já que a sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina da gripe previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias, como o resfriado.





Luta contra a dengue:

Dias quentes e chuvosos são muito favoráveis à proliferação do mosquito da dengue. E, para evitar uma possível epidemia neste verão, cada pessoa precisa fazer a sua parte, promovendo uma blitz constante dentro e fora de casa. Segundo a infectologista Rosana Richtmann, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, é importante não só prevenir a doença, mas saber identificá-la. Por isso, ela mostrou como é o teste rápido, a olho nu, feito nos prontos-socorros para diagnosticar os pacientes.
Essa "prova do laço", porém, não deve ser feita em casa. Além disso, em pessoas negras ou muito idosas, pode não funcionar direito.






Medidas preventivas:








Beatriz Do Amaral, 9ºano A, nº 06

 

Variedades:

moda.
A moda para os vestidos para "cinturinhas de marimbondo" contagiou o Rio na virada do século XIX para o XX, transformando as lojas de moda em réplicas das parisienses, como o Salon de Vente Chéruit.
A primeira moda que claramente se impôs no Brasil foi a francesa, a partir da chegada da família real portuguesa, em 1808
“Vestem saias compridas, amplas, cheias de subsaias, sungadas a mão. Mostram cinturinhas de marimbondo, os traseiros em tufo, ressaltados por coletes de barbatanas de ferro, que descem quase um palmo abaixo do umbigo. Todas de cabelos longos, enrodilhados no alto da cabeça e sobre os quais se equilibra um chapéu que, para não fugir com o vento, fica preso a um grampo de metal em forma de gládio curto, com um cabozinho enfeitado de madrepérola ou pedras de fantasia. Usam, como fazendas, o surah, o faille, o chamalote, o tafetá e o merino; calçam botinas de cano alto, de abotoar ou presas a cordão, o infalível leque de seda ou gaze na mão, sempre muito bem enluvada”. Era assim que se apresentavam as moças que transitavam pelo Rio.
O mesmo cronista parecia assombrado com as donzelas que não usavam pintura nos olhos, nos lábios ou no rosto, receosas de comprometer sua imagem pública. “As mulheres cariocas são figuras de marfim ou cera, visões pálidas evadidas de um cemitério. Quando passam em bandos lembram uma procissão de cadáveres. Diz-se pelas igrejas que é pecado pintar o rosto, que Nossa Senhora não se pintava”.

Lazer:
O final do século XIX, quando foram ali realizadas as primeiras sessões de cinema no Brasil.
A primeira exibição aconteceu em julho de 1896, no Rio de janeiro. Um ano depois já existia no Rio uma sala de cinema. Os primeiros filmes foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmada pelo italiano Alfonso 1898 Segreto em - mas este filme nunca chegou a ser exibido.

Túnel do Tempo:

O Rio de Janeiro, na época capital federal, era uma das cidades que mais sofria no país com a falta de saneamento básico e de higiene, o que consequentemente acarretava em um grande número de doenças, que tinham focos de propagação espalhados pelos quatro cantos do território, o que colaborava para aumentar ainda mais a imagem negativa que muitos tinham do local, principalmente no exterior.
As pessoas que eram contra ou não queriam ser vacinadas, corriam para suas casas, ou as construíam em morros, para difícil acesso dos agentes. Essas casa possuíam estruturas precárias e também não possuíam saneamento básico (o que propagou as doenças),dando-se assim início as "favelas" ou comunidades cariocas.
Favelas no séc.XX
Favelas atualmente


Victória Assalver, 9º ano A – Número 22

Humor

Revolta da vacina- Charges
 Charges ironizam a campanha de Oswaldo Cruz contra a varíola.
fonte: site Uol



Amanda Benossi, 9ºano A, nº03

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário